Por Milena Azevedo

 

 

portrait-of-a-beauty-60640

Uma menina forçada a se trajar e a se comportar como menino, que na vida adulta enamora-se por um rapaz, iniciando com ele um romance secreto; convenhamos, é puro clichê.

Quando a trama de um filme gira em torno de um clichê, o diretor precisa ser deveras habilidoso. E foi com uma sensibilidade ímpar que o coreano Yun-su Jeon adaptou o romance Painter of the Wind, de Lee Jeong-myeong, para as telas do cinema, em 2008, na produção Mi-in-do (que internacionalmente ganhou o título de Portrait of a Beauty), da qual ele também assumiu a direção.

Em Mi-in-do, acompanhamos a história de Shin Yoon-bok (interpretada por Min-sun Kim), que ainda criança já demonstrava um enorme talento para a pintura, mas devido a um acontecimento trágico na família, foi obrigada a se passar por menino para poder estudar na corte, uma vez que somente os homens tinham direito a estudar as técnicas do desenho e da pintura.

Na corte, Yoon-bok aprimora seu traço e passa a se interessar em retratar o cotidiano das classes menos favorecidas, causando ojeriza aos mais velhos e despertando inveja nos seus colegas. No entanto, o seu mestre, Seol-hwa (interpretado por Ja-Hyeon Chu), fica encantado com as imagens e a precisão dos detalhes dessas pinturas e começa a se apaixonar por Yoon-bok, desconfiando que se trata de uma mulher disfarçada de homem.

Quando o sentimento do mestre pela aluna torna-se mais evidente, ela já está envolvida com um vendedor de espelhos, Kang-um (interpretado por Nam-gil Kim), que descobre acidentalmente o seu segredo.

E como a máxima diz que no amor e na guerra vale tudo, o mestre usará de seu poder e prestígio para separar Kang-um de Yoon-bok, que aceita se humilhar para salvar o amado, mas que na verdade termina se sacrificando para ficar livre da culpa que carregava dentro de si pela tragédia que presenciou quando criança.

Histórias de amores mal resolvidos há muitas, mas não tão belamente contadas como as que Yun-su Jeon nos mostrou nesse espetáculo visual que é Portrait of a Beauty.

Isso porque o filme de Yun-su Jeon foi feito com um apurado senso estético, onde a fotografia convida os olhos a passearem por imagens carregadas com uma sutil força poética, as quais são emolduradas por uma trilha sonora primorosa, embelezando, inclusive, as cenas de erotismo.

portrait-of-a-beauty1

 

Ficha técnica:

Título original: Mi-in-do

Título internacional: Portrait of a Beauty

Gênero: Drama/Romance

Diretor: Yun-su Jeon

Duração: 108 minutos

Ano de Lançamento: 2008

País: Coreia do Sul