Arquivo da tag: Christian Bale

Quando os bandidos eram os mocinhos

Qual é o ladrão que hoje em dia teria o topete de entrar numa delegacia de polícia, puxar conversa com os policiais e sair pela porta principal como se nada tivesse acontecido? Pra fazer algo desse tipo só mesmo o lendário assaltante de bancos John Dillinger, que se tornou Inimigo Público N°1 da América, durante o final da Grande Depressão e início do New Deal.

Public Enemies

A figura carismática de John Dillinger já foi explorada por Hollywood em filmes nos quais ele era o protagonista, como Dillinger – Inimigo Público n° 1 (1973), de John Milius, e outros em que ele fora apenas co-adjuvante, como Assassino Público Número Um (1957), de Don Siegel, onde Mickey Rooney encarnou o comparsa de Dillinger, Baby Face Nelson.

Visando mostrar o jogo de gato e rato entre John Dillinger e o investigador federal Melvin Purvis, o diretor Michael Mann (Colateral, Miami Vice) adaptou o romance de Bryan Burrough “Public Enemies: America’s Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933-1943” e fez um filme de gângster elegante e convincente, embora historicamente impreciso em algumas passagens.

Inimigos Públicos (Public Enemies – 2009) foca os anos de 1933 e 1934, quando Dillinger (Johnny Deep) consegue fugir da Prisão de Lima, em Ohio, libertando alguns membros da sua antiga gangue. Ele passa a estabelecer conexões com o crime organizado para saber que bancos são mais rentáveis e valem à pena serem assaltados. Nesse mesmo período, Melvin Purvis (Christina Bale), que fazia parte do grupo de investigadores comandados por J. Edgar Hoover, os G-Men (grupo esse que se tornaria o FBI), consegue capturar Pretty Boy Floyd e segue na trilha de Baby Face Nelson e John Dillinger.

Inimigos_Publicos
Johnny Deep faz um Dillinger gentil, honesto, brincalhão, um tanto quanto presunçoso e arrogante, mas que se deixa cair de amores por uma moça chamada Billie Frechette (Marion Cotillard, que deve concorrer ao Oscar de atriz coadjuvante), contrastando com o sisudo e determinado Melvin Purvis, de Christian Bale.

Michael Mann brinca com o fato de Dillinger ter conquistado a simpatia dos norte-americanos e o coloca como o mocinho do seu filme, que pecou por se preocupar em fazer um espetáculo técnico e inovador (destaque para a tentativa de um flerte com o noir, mas ele errou a mão e muitas cenas ficaram escuras em demasia), mas se esqueceu de tratar os personagens e o roteiro de forma mais elaborada.

Inimigos Públicos não chega a empolgar, mas também não decepciona.

 

Ficha Técnica:

Título Original: Public Enemies

Direção: Michael Mann

Duração: 143 min.

País: EUA

Gênero: Drama